Terapia assistida por ketamina

O que é?

Como funciona?

A quem é dirigida?

Custos

Perguntas frequentes

O que é a terapia assistida por ketamina?

A terapia assistida por ketamina é uma forma de terapia assistida por psicadélicos. É um tratamento inovador em saúde mental com evidência sólida de eficácia e segurança no tratamento da depressão e evidência emergente em novas indicações.

N

Terapia farmacológica e psicológica

N

Baseada na aprendizagem pela experiência

N

Curso breve de sessões de terapia

Ketamina

Ketamina

A ketamina (ou cetamina) é um fármaco com propriedades psicadélicas que atua na neurotransmissão do glutamato. Tem efeito antidepressivo, abre estados transformadores de consciência e potencia a aprendizagem e a criação de novas ligações neuronais. Apresenta um excelente perfil de segurança clínica.

Aprender pela experiência

As experiências terapêuticas facilitadas pela ketamina podem ser comparadas a um sonho ou uma viagem que oferece a oportunidade de aprender pela experiência e não apenas pela reflexão, e de aprender pela sua própria inteligência orgânica.

Como funciona?

A nossa intervenção segue modelos internacionais de Psicoterapia Assistida por Ketamina.

A terapia assistida por ketamina compreende quatro fases que permitem ajudá-lo a aprender com a experiência num ambiente seguro e mudar padrões psicológicos negativos.

Avaliação pré-tratamento

Consulta de avaliação médica e psiquiátrica criteriosa para esclarecer dúvidas e decidir se este tratamento é adequado para si.

Nesta consulta realizamos uma avaliação psiquiátrica para perceber se o tratamento está indicado para si, e uma avaliação médica para excluir contraindicações. Esclarecemos algumas dúvidas sobre os efeitos esperados e planeamos o curso do tratamento.

;

Sessões de preparação

Nestas sessões iniciamos o processo terapêutico consigo e preparamos para as experiências das próximas etapas. 

Vamos conhecer melhor a sua história, começamos a construir confiança, falamos sobre as suas expetativas e intenções, e preparamos para as experiências que vai encontrar nas sessões de dosagem. Cultivamos consigo a curiosidade, aceitação e confiança que permitem abrir experiências terapêuticas.

;

Sessões de dosagem

Nestas sessões é administrada ketamina, sob supervisão médica e com o acompanhamento de um terapeuta durante a experiência.

A todo o momento estará acompanhado por um terapeuta. Para facilitar o processo, escolhemos consigo alguns suportes sensoriais tais como música ou vendas nos olhos para introspeção. A ketamina é administrada sob supervisão médica, por via intramuscular ou endovenosa. São respeitados rigorosos protocolos de monitorização e de segurança clínica.

;

Sessões de integração

Nestas sessões facilitamos o processo de transpor as suas experiências em mudanças positivas e duradouras na sua vida.

Se a experiência psicadélica for comparada a uma semente que germina, a integração é a ação de regar e cuidar dessa planta. Nestas sessões fazemos uso do diálogo, de modelos terapêuticos e de técnicas expressivas e corporais para dar sentido ao que se aprendeu pela experiência e consolidar essa aprendizagem em mudanças concretas.

Continuidade de cuidados

Ao longo do processo articulamos com o seu psiquiatra assistente ou psicoterapeuta.

O seu bem-estar e segurança são fundamentais para nós. A terapia com ketamina pode ser conjugada com o seu seguimento psiquiátrico ou psicológico atual, e recomendamos que o tenha. Ao longo do processo terapêutico, articulamos com o seu psiquiatra assistente ou psicoterapeuta e, após a conclusão do tratamento, mantemo-nos em contacto consigo para follow-up.

Contacte-nos

Esclareça as suas dúvidas ou agende uma consulta de avaliação.

Curso das sessões de terapia

Após a avaliação pré-tratamento, fazemos consigo 2 sessões de preparação. As sessões de dosagem e de integração são encadeadas no tempo a um ritmo ajustado a si. Um tratamento inicial compreende habitualmente 4 sessões de dosagem e 4 sessões de integração.

Curso da terapia assistida por cetamina: Avaliação pré-tratamento, sessões de preparação, sessões de dosagem, sessões de integração.

A quem é dirigida?

A terapia assistida por ketamina está atualmente indicada para a depressão resistente a outros tratamentos. Tem também evidência científica emergente noutras condições clínicas, nas quais pode ser aplicada quando tratamentos mais simples não funcionaram.

Contacte-nos

Marque uma consulta de avaliação para perceber se o tratamento é adequado para si.

=

Depressão resistente

Episódio depressivo que não remitiu após dois tratamentos antidepressivos adequados.

=

Depressão

Período prolongado de tristeza ou apatia, perda de interesse e de prazer, dificuldades de concentração, sentimentos e pensamentos negativos e alterações da energia, apetite ou sono.

=

Ansiedade generalizada

Ansiedade pervasiva e prolongada, com dificuldade constante em desligar de preocupações, e sintomas recorrentes de desconcentração, tensão no corpo ou insónia.

=

Fobia social

Medo excessivo e pervasivo em situações sociais, tais como conversar, estar em grupo ou falar em público, e que leva ao evitamento e isolamento.

=

Perturbação de stress pós-traumático (PTSD)

O trauma é uma reação a acontecimentos de vida ameaçadores, de violência ou de abuso. É caracterizado pela revivência do acontecimento em memórias ou pesadelos, reações de medo intenso, com hiperativação ou bloqueio, e evitamento de situações que relembram o acontecimento traumático.

=

Perturbação obsessivo-compulsiva

Presença persistente de pensamentos, imagens ou vontades intrusivos e repetitivos (obsessões), que podem ser acompanhados de ações repetitivas para neutralizar ou prevenir a ansiedade (compulsões).

=

Perturbação por uso de álcool

Incapacidade persistente em controlar o uso do álcool apesar das suas consequências negativas, acompanhada de desejos fortes pela bebida, por vezes com desenvolvimento de tolerância ao álcool e sintomas de privação.

Custos

Cada curso de tratamento é planeado de forma individualizada e a resposta clínica requer em geral algumas sessões. Um tratamento inicial compreende habitualmente 2 sessões de preparação, 4 sessões de dosagem e 4 sessões de integração.

Custos da terapia assistida por ketamina

Perguntas frequentes

Sobre a terapia

Quantas sessões de terapia vou precisar?

Cada curso de tratamento é pleaneado de forma individualizada de acordo com a avaliação inicial e a resposta clínica. Numa fase inicial realizam-se habitualmente sessões de dosagem 1 a 2 vezes por semana e a resposta ao tratamento pode requerer 3 a 4 sessões. Numa segunda fase, as sessões de dosagem podem ser espaçadas para consolidação. Sendo uma terapia breve, o tratamento dura tipicamente entre 1 a 3 meses.

Posso fazer esta terapia em simultâneo com a minha psicoterapia?

A terapia assistida por ketamina pode ser conjugada e potenciar outras formas de terapia. Sendo uma terapia breve, incentivamos inclusivamente que mantenha ou que procure um acompanhamento psicológico de mais longo prazo.

O tratamento é compatível com outras medicações psiquiátricas?

A ketamina é compatível com a maioria das medicações psiquiátricas. No caso da depressão, há evidência de que manter o tratamento antidepressivo potencia o efeito da ketamina numa fase inicial. Algumas medicações como benzodiazepinas e lamotrigina podem diminuir o efeito da ketamina e podem ter que ser suspendidas ou reduzidas. O psiquiatra falará consigo sobre este assunto na consulta de avaliação inicial e ao longo do tratamento.

Posso beber álcool durante o período que estou em terapia?

Não deve beber álcool ou usar outras substâncias psicoativas não prescritas, durante um período de 48 horas antes e depois da sessão de dosagem com ketamina. O álcool pode diminuir o efeito terapêutico e aumentar os efeitos secundários da ketamina. Idealmente, deve abster-se de beber álcool durante todo o período de terapia.

Quais as contraindicações da terapia com ketamina?

Embora seja um tratamento seguro, a terapia com ketamina tem contraindicações relativas psicológicas e físicas. Entre as contraindicações psicológicas estão sintomas de psicose, fase maníaca de perturbação bipolar e perturbações graves por uso de substâncias. Entre as contraindicações físicas estão gravidez, hipertensão não controlada, doença cardiovascular de alto risco e outras situações menos comuns que são avaliadas em consulta médica pré-tratamento.

A ketamina pode criar dependência?

Em contexto terapêutico, a evidência científica mostra que a ketamina não induz dependência ou desejos de uso fora da terapia. Neste setting, a ketamina é usada como instrumento de aprendizagem em terapia e de transformação pessoal. Poderá haver lugar a tratamentos de consolidação, caso haja recaída dos sintomas após uma boa resposta clínica.

Qual a diferença entre terapia assistida e tratamento farmacológico com ketamina?

A terapia assistida por ketamina é uma abordagem psicoterapêutica mais integrativa, dirigida a uma mudança psicológica mais profunda e duradoura. Aqui são utilizados todos os efeitos da ketamina – antidepressivo, experiência subjetiva e ativação da neuroplasticidade – numa terapia que integra acompanhamento terapêutico, antes, durante e após as sessões de ketamina.

O tratamento farmacológico com ketamina é uma abordagem médica mais simples, dirigida à redução dos sintomas de depressão. Aqui, a ketamina é utilizada como um fármaco antidepressivo que, ao contrário da maioria dos psicofármacos, não requer uma toma diária, mas sim uma toma pontual medicamente assistida.

A decisão sobre qual a modalidade de tratamento mais adequada só pode ser tomada numa consulta de avaliação.

Sobre as sessões de dosagem com ketamina

Tenho de estar em jejum antes da sessão?

Sim. Para minimizar os riscos relacionados com náuseas, deve fazer um jejum de pelo menos 4 horas antes da sessão. Após o tratamento, oferecemos algo para comer e se revitalizar.

Quais as recomendações antes da sessão?

Recomendamos que planeie o dia da sessão de forma a ser um dia tranquilo. Pode reservar uma parte do dia antes da sessão (ou na véspera) para alguma introspeção, por exemplo através da escrita, desenho, música, meditação ou contacto com a natureza. Planeie para, se necessário, poder estar próximo de alguém que lhe traga segurança e tranquilidade. Traga roupa confortável para a sessão.

Quanto tempo dura uma sessão?

Uma sessão de dosagem dura aproximadamente 2 h 15 min. Envolve o acolhimento e preparação, a administração da ketamina sob supervisão médica e na presença de um terapeuta, e uma fase de recuperação. O efeito agudo da ketamina dura sensivelmente 1 hora.

Quais os efeitos secundários da ketamina?

A ketamina é um fármaco com excelente perfil de segurança clínica, especialmente nas doses muito baixas utilizadas para o tratamento de problemas de saúde mental. Os efeitos secundários são tipicamente benignos e transitórios, facilmente controláveis com intervenções simples e acontecem apenas numa minoria das pessoas. Entre os mais comuns durante a administração encontramos dormência, tonturas, visão turva, boca seca, náuseas, alteração da coordenação motora, elevação ligeira da pressão arterial, diminuição da temperatura corporal e cefaleias.

Preciso de acompanhante para as sessões?

Salvo exceções, as sessões de dosagem requerem a presença de um acompanhante à saída do tratamento. Após a sessão, pode persistir alguma sensibilidade sensorial, pelo que é recomendável ter acompanhamento até chegar a casa.

Posso conduzir após a sessão?

Por precaução, não é recomendado conduzir após uma sessão de dosagem com ketamina, até ao dia seguinte.

Quais as recomendações após a sessão?

Após a sessão, muitas pessoas optam por descansar ou fazer alguma atividade tranquila de lazer. Por vezes a ketamina provoca uma sensação de bem-estar e uma melhoria rápida no estado emocional. Desfrute dessas emoções, mas não tome nenhuma decisão importante. Planeie o seu dia com atividades tranquilas e previsíveis. Pode reservar alguma parte para registar a sua experiência, por escrito ou em desenho, mas sem necessidade de interpretar. Os significados manifestam-se depois ao longo do processo terapêutico de integração.