Terapia Assistida KAP

O que é?

Como funciona?

A quem é dirigida?

Custos

Perguntas frequentes

O que é a Terapia Assistida KAP?

A Terapia Assistida KAP é uma forma de terapia assistida por psicadélicos. É um tratamento inovador em saúde mental com evidência sólida de eficácia e segurança no tratamento da depressão e evidência emergente em novas indicações.

N

Terapia farmacológica e psicológica

N

Baseada na aprendizagem pela experiência

N

Curso breve de sessões de terapia

Psicadélico neuromodulador

Neuromodulação

A Terapia Assistida KAP utiliza um fármaco com propriedades psicadélicas que atua na neuromodulação do glutamato. Tem efeito antidepressivo, abre estados transformadores de consciência e potencia a aprendizagem e a criação de novas ligações neuronais. Apresenta um excelente perfil de segurança clínica.

Aprender pela experiência

As experiências terapêuticas facilitadas pelo psicadélico podem ser comparadas a um sonho ou uma viagem que oferece a oportunidade de aprender pela experiência e não apenas pela reflexão, e de aprender pela sua própria sabedoria interna.

Como funciona?

A nossa intervenção segue modelos internacionais de Psicoterapia KAP.

A Terapia Assistida KAP compreende quatro fases que permitem ajudá-lo a aprender com a experiência num ambiente seguro e mudar padrões psicológicos negativos.

Avaliação pré-tratamento

Consulta de avaliação médica e psiquiátrica criteriosa para esclarecer dúvidas e decidir se este tratamento é adequado para si.

Nesta consulta realizamos uma avaliação psiquiátrica para perceber se o tratamento está indicado para si, e uma avaliação médica para excluir contraindicações. Esclarecemos algumas dúvidas sobre os efeitos esperados e planeamos o curso do tratamento.
;

Sessões de preparação

Nestas sessões iniciamos o processo terapêutico consigo e preparamos para as experiências das próximas etapas. 

Vamos conhecer melhor a sua história, começamos a construir confiança, falamos sobre as suas expetativas e intenções, e preparamos para as experiências que vai encontrar nas sessões de dosagem. Cultivamos consigo a curiosidade, aceitação e confiança que permitem abrir experiências terapêuticas. Após extenso esclarecimento, é assinado o consentimento informado para o tratamento.

;

Sessões de dosagem

Nestas sessões é administrado um medicamento psicadélico, sob supervisão médica e com o acompanhamento de um terapeuta durante a experiência.

A todo o momento estará acompanhado por um terapeuta. Para facilitar o processo, escolhemos consigo alguns suportes sensoriais tais como música ou vendas nos olhos para introspeção. O medicamento psicadélico é administrado sob supervisão médica, por via intramuscular ou endovenosa. São respeitados rigorosos protocolos de monitorização e de segurança clínica.

;

Sessões de integração

Nestas sessões facilitamos o processo de transpor as suas experiências em mudanças positivas e duradouras na sua vida.

Se a experiência psicadélica for comparada a uma semente que germina, a integração é a ação de regar e cuidar dessa planta. Nestas sessões fazemos uso do diálogo, de modelos terapêuticos e de técnicas expressivas e corporais para dar sentido ao que se aprendeu pela experiência e consolidar essa aprendizagem em mudanças concretas.

Consulta de reavaliação

Nesta consulta de Psiquiatria avaliamos a sua resposta ao tratamento.

Quando o tratamento termina, vamos avaliar a evolução dos seus sintomas a médio prazo, e perceber as opções de acompanhamento futuro, em articulação com o seu psiquiatra assistente.

Continuidade de cuidados

Ao longo do processo articulamos com o seu psiquiatra assistente ou psicoterapeuta.

O seu bem-estar e segurança são fundamentais para nós. A terapia KAP pode ser conjugada com o seu seguimento psiquiátrico ou psicológico atual, e recomendamos que o tenha. Ao longo do processo terapêutico, articulamos com o seu psiquiatra assistente ou psicoterapeuta e, após a conclusão do tratamento, mantemo-nos em contacto consigo para follow-up.

Contacte-nos

Esclareça as suas dúvidas ou agende uma consulta de avaliação.

Curso das sessões de Terapia Assistida KAP

Após a avaliação pré-tratamento, fazemos consigo 2 sessões de preparação. As sessões de dosagem e de integração são encadeadas no tempo a um ritmo ajustado a si. Um tratamento inicial compreende habitualmente 4 sessões de dosagem e 4 sessões de integração. No final do tratamento agendamos uma consulta de reavaliação.

Etapas da Terapia Assistida por Ketamina: avaliação, preparação, sessões de dosagem com ketamina, psicoterapia de integração e reavaliação.

A quem é dirigida?

A Terapia Assistida KAP está atualmente indicada para a depressão resistente a outros tratamentos. Tem também evidência científica emergente noutras condições clínicas, nas quais pode ser aplicada quando tratamentos mais simples não funcionaram.

Contacte-nos

Marque uma consulta de avaliação para perceber se o tratamento é adequado para si.
=

Depressão resistente

A depressão é um período prolongado de tristeza ou apatia, perda de interesse e de prazer, dificuldades de concentração, sentimentos e pensamentos negativos e alterações da energia, apetite ou sono. A depressão considera-se resistente quando não remitiu após dois tratamentos antidepressivos adequados.

=

Outras indicações

A Terapia Assistida KAP tem sido estudada em várias indicações clínicas, com emergência de resultados positivos em ensaios clínicos controlados, tais como em certas perturbações de ansiedade, perturbação de stress pós-traumático e perturbação do uso de álcool. Após uma avaliação criteriosa, poderá ser aplicada em condições resistentes ao tratamento, e em articulação com o seu psiquiatra assistente.

Evidência científica

Utilizamos um neuromodulador com propriedades psicadélicas com mais de 20 anos de evidência científica de eficácia e segurança na depressão resistente, baseada em múltiplos ensaios clínicos controlados e meta-análises. A sua combinação com psicoterapia tem demonstrado aumentar e prolongar a eficácia.

l

Prescrição médica

O fármaco utilizado está aprovado para uso clínico e, em indicações de saúde mental, é licenciado através da prescrição médica off-label. Nesta, o medicamento é prescrito em doses controladas, fora da sua indicação original aprovada como anestésico dissociativo, por um especialista, e com o consentimento informado escrito por parte do paciente.

Custos

Cada curso de tratamento é planeado de forma individualizada e a resposta clínica requer em geral algumas sessões. Um tratamento inicial compreende habitualmente 2 sessões de preparação, 4 sessões de dosagem e 4 sessões de integração e 1 consulta de reavaliação.

Custos da Terapia Assistida por Ketamina: avaliação, preparação, sessão de dosagem com ketamina e acompanhamento terapêutico, psicoterapia de integração, reavaliação.

Perguntas frequentes

Sobre a terapia

Quantas sessões de terapia vou precisar?

Cada curso de tratamento é pleaneado de forma individualizada de acordo com a avaliação inicial e a resposta clínica. Numa fase inicial realizam-se habitualmente sessões de dosagem 1 a 2 vezes por semana e a resposta ao tratamento pode requerer 3 a 4 sessões. Numa segunda fase, as sessões de dosagem podem ser espaçadas para consolidação. Sendo uma terapia breve, o tratamento dura tipicamente entre 1 a 3 meses.

Posso fazer esta terapia em simultâneo com a minha psicoterapia?

A Terapia Assistida KAP pode ser conjugada e potenciar outras formas de terapia. Sendo uma terapia breve, incentivamos inclusivamente que mantenha ou que procure um acompanhamento psicológico de mais longo prazo.

O tratamento é compatível com outras medicações psiquiátricas?

A Terapia Assistida KAP é compatível com a maioria das medicações psiquiátricas. No caso da depressão, há evidência de que manter o tratamento antidepressivo potencia o efeito do neuromodulador utilizado numa fase inicial. Algumas medicações como benzodiazepinas e lamotrigina podem diminuir o efeito do medicamento e podem ter que ser suspendidas ou reduzidas. O psiquiatra falará consigo sobre este assunto na consulta de avaliação inicial e ao longo do tratamento.

Posso beber álcool durante o período que estou em terapia?

Não deve beber álcool ou usar outras substâncias psicoativas não prescritas, durante um período de 48 horas antes e depois da sessão de dosagem. O álcool pode diminuir o efeito terapêutico e aumentar os efeitos secundários do psicadélico. Idealmente, deve abster-se de beber álcool durante todo o período de terapia.

Quais as contraindicações da Terapia Assistida KAP?

Embora seja um tratamento seguro, a Terapia Assistida KAP tem contraindicações relativas psicológicas e físicas. Entre as contraindicações psicológicas estão sintomas de psicose, fase maníaca de perturbação bipolar e perturbações graves por uso de substâncias. Entre as contraindicações físicas estão gravidez, hipertensão não controlada, doença cardiovascular de alto risco e outras situações menos comuns que são avaliadas em consulta médica pré-tratamento.

O medicamento pode criar dependência?

Em contexto terapêutico, a evidência científica mostra que o neuromodulador utilizado não induz dependência ou desejos de uso fora da terapia. Neste setting, o composto é usado como instrumento de aprendizagem em terapia e de transformação pessoal. Poderá haver lugar a tratamentos de consolidação, caso haja recaída dos sintomas após uma boa resposta clínica.

Qual a diferença entre Terapia Assistida KAP e Terapia de Infusão Antidepressiva?

A Terapia Assistida KAP é uma abordagem psicoterapêutica mais integrativa, dirigida a uma mudança psicológica mais profunda e duradoura. Aqui são utilizados todos os efeitos do psicadélico – antidepressivo, experiência subjetiva e ativação da neuroplasticidade – numa terapia que integra acompanhamento terapêutico, antes, durante e após as sessões experienciais de dosagem.

A Terapia de Infusão Antidepressiva, embora utilize o mesmo medicamento, é uma abordagem médica mais simples, dirigida à redução dos sintomas de depressão. Aqui, o medicamento é utilizado como um antidepressivo que, ao contrário da maioria dos psicofármacos, não requer uma toma diária, mas sim uma toma pontual medicamente assistida.

A decisão sobre qual a modalidade de tratamento mais adequada só pode ser tomada numa consulta de avaliação.

Sobre as sessões de dosagem com psicadélico

Tenho de estar em jejum antes da sessão?

Sim. Para minimizar os riscos relacionados com náuseas, deve fazer um jejum de pelo menos 4 horas antes da sessão. Após o tratamento, oferecemos algo para comer e se revitalizar.

Quais as recomendações antes da sessão?

Recomendamos que planeie o dia da sessão de forma a ser um dia tranquilo. Pode reservar uma parte do dia antes da sessão (ou na véspera) para alguma introspeção, por exemplo através da escrita, desenho, música, meditação ou contacto com a natureza. Planeie para, se necessário, poder estar próximo de alguém que lhe traga segurança e tranquilidade. Traga roupa confortável para a sessão.

Quanto tempo dura uma sessão?

Uma sessão de dosagem dura aproximadamente 2 h 15 min. Envolve o acolhimento e preparação, a administração do psicadélico sob supervisão médica e na presença de um terapeuta, e uma fase de recuperação. O efeito agudo do psicadélico dura sensivelmente 1 hora.

Quais os efeitos secundários do tratamento?

O psicadélico utilizado é um fármaco com excelente perfil de segurança clínica, especialmente nas doses muito baixas utilizadas para o tratamento de problemas de saúde mental. Os efeitos secundários são tipicamente benignos e transitórios, facilmente controláveis com intervenções simples e acontecem apenas numa minoria das pessoas. Entre os mais comuns durante a administração encontramos dormência, tonturas, visão turva, boca seca, náuseas, alteração da coordenação motora, elevação ligeira da pressão arterial, diminuição da temperatura corporal e cefaleias.

Preciso de acompanhante para as sessões?

Salvo exceções, as sessões de dosagem requerem a presença de um acompanhante à saída do tratamento. Após a sessão, pode persistir alguma sensibilidade sensorial, pelo que é recomendável ter acompanhamento até chegar a casa.

Posso conduzir após a sessão?

Por precaução, não é recomendado conduzir após uma sessão de dosagem, até ao dia seguinte.

Quais as recomendações após a sessão?

Após a sessão, muitas pessoas optam por descansar ou fazer alguma atividade tranquila de lazer. Por vezes o tratamento provoca uma sensação de bem-estar e uma melhoria rápida no estado emocional. Desfrute dessas emoções, mas não tome nenhuma decisão importante. Planeie o seu dia com atividades tranquilas e previsíveis. Pode reservar alguma parte para registar a sua experiência, por escrito ou em desenho, mas sem necessidade de interpretar. Os significados manifestam-se depois ao longo do processo terapêutico de integração.