Equipa

Somos uma equipa de profissionais de saúde mental, pioneiros na implementação de Terapia Assistida KAP no Serviço Nacional de Saúde. Temos qualificação e experiência clínica sólida em psiquiatria, psicoterapia e reabilitação. Ajudamos os nossos pacientes a ativar a sua capacidade curadora.

João Costa Ribeiro

João Costa Ribeiro

Médico Psiquiatra | PhD

Co-fundador
Português | Inglês
Médico psiquiatra com 16 anos de experiência clínica, doutorado em Ciências Cognitivas pela Universidade de Lisboa (UL), pós-graduado em Expressões Criativas Terapêuticas pelo ISPA. Co-fundador da Liminal Minds. Liderou a implementação de terapia assistida por ketamina no Hospital Beatriz Ângelo (HBA), onde coordenou o Hospital de Dia de Psiquiatria e trabalhou em recuperação psiquiátrica e terapia de grupo. Tem formação certificada em Ketamine-Assisted Psychotherapy pelo Polaris Insight Center (EUA) e formação em Psicotraumatologia pela Prof. Liana Netto (Brasil). Foi destacado pela Revista Expresso como uma das 50 personalidades que podem definir o futuro do país. É membro da MIND Foundation e do conselho científico da SPACE – Sociedade Portuguesa de Aplicação Clínica de Enteógenos. Co-criou o projeto Consultas Sem Paredes no Manicómio, onde continua a abrir imaginários para a saúde mental. Investigador associado no Centro de Filosofia das Ciências da UL.
Adriana Santos

Adriana Santos

Terapeuta Ocupacional

Co-fundadora
Português
Terapeuta Ocupacional licenciada pela Escola Superior de Saúde do Instituto Politécnico de Beja. Co-fundadora da Liminal Minds. Exerceu funções no Hospital de Dia do Departamento de Psiquiatria e Saúde Mental do Hospital Beatriz Ângelo, onde implementou terapia assistida por ketamina. Tem formação em Ketamine-Assisted Psychotherapy pelo Polaris Insight Center (EUA). Trabalhou de 2015 a 2020 como Terapeuta Ocupacional na unidade de Internamento de Agudos do Departamento de Psiquiatria e Saúde Mental do Hospital Prof. Dr. Fernando Fonseca, EPE. Tem uma paixão pela natureza e, paralelamente ao seu trabalho como Terapeuta Ocupacional, é fotógrafa de paisagem e Guia Certificada de Forest Bathing pelo Forest Therapy Institute.
José Ramos

José Ramos

Médico Psiquiatra

Co-fundador
Médico psiquiatra com 16 anos de experiência clínica, licenciado em Medicina pela FMUL, internato da Especialidade de Psiquiatria no Hospital Prof. Doutor Fernando Fonseca (HFF). Co-fundador da Liminal Minds. Assistente Hospitalar de Psiquiatria no IPO de Lisboa de 2013 a 2015, com atividade na Consulta Externa de Psiquiatria/Psico-Oncologia, Psiquiatria de Ligação-Consultadoria, Apoio ao Internamento e Equipa de Cuidados Paliativos. Assistente Hospitalar de Psiquiatria no HFF de 2015 a 2019, coordenando uma das equipas da Unidade de Internamento do Serviço de Psiquiatria. A exercer actualmente Clínica Privada. Criou Projecto inovador de Terapia Fotográfica em contexto de Hospital de Dia e é também fotógrafo de paisagem/ Natureza, criando imagens e textos de reflexão associados às mesmas, que brotam da sinergia entre a experiência psiquiátrica e o poder da liberdade criativa. Conta com múltiplas publicações fotográficas na revista National Geographic e outras publicações internacionais.
Inês Carmo Figueiredo

Inês Carmo Figueiredo

Médica de Psiquiatria

Terapeuta
Português | Inglês
Médica especialista em Psiquiatria e Saúde Mental. Terapeuta certificada em Terapia de Integração Psicadélica pela MIND Foundation. Coordenadora do livro “Psicadélicos em Saúde Mental”, publicado pela Lidel em 2023. Co-autora de vários artigos cientificos, incluindo “A unified model of ketamine’s dissociative and psychedelic properties”, publicado em 2022 no Journal of Psychopharmacology. Co-fundadora da SPACE – Sociedade Portuguesa de Aplicação Clínica de Psicadélicos. Pratica uma abordagem integrativa e sensível ao trauma, com formação especializada pelo Israel Psychotrauma Center, em Terapia Somática Integrativa pelo Embody Lab®️ e em Terapia Cognitivo-Comportamental pelo Instituto CRIAP.
João da Fonseca

João da Fonseca

Psicólogo Clínico | Psicoterapeuta

Terapeuta
Português | Inglês
Licenciado em Psicologia Clínica e da Saúde com mais de 20 anos de experiência clínica, guiou-se logo desde muito cedo pelo interesse nos estados modificados de consciência, bem como no valor das diferentes cosmologias das tradições místicas para a promoção do bem-estar psicológico, existencial, comunitário e espiritual. É Mestre em Relação de Ajuda pelo ISPA onde coordena o curso de formação avançada em Desenvolvimento Transpessoal, atualmente na 14ª edição. Membro da OPP com Especialidade Avançada em Psicoterapia e formação certificada em Psicoterapia Transpessoal, Existencial, Focusing-Oriented Therapy e EMDR. Em 2020 integrou a equipa de neuropsiquiatria da Fundação Champalimaud como um dos psicoterapeutas principais do ensaio clínico da Compass, relativo à eficácia e segurança da psilocibina em pacientes com depressão refratária, formando-se nessa altura em MDMA-Assisted Therapy pela MAPS e Psilocybin-Assisted Therapy pela Compass. Mantem-se um forte apologista de abordagens terapêuticas holísticas, humanistas e que honrem a sabedoria implícita de cada pessoa.
Nuno Rodrigues

Nuno Rodrigues

Médico Psiquiatra

Terapeuta
Português | InglêsItaliano
Médico especialista em Psiquiatria (FMUL 2014, Centro Hospitalar Psiquiátrico de Lisboa, 2021), com prática em Psiquiatria Perinatal adquirida no Chelsea and Westminster Hospital em Londres. Tem formação em Psicoterapias de Terceira Geração e Cognitivo-Comportamentais pelo Instituto CRIAP. Formação e experiência clínica em Terapia Assistida por Psicadélicos e Ketamina pela Liminal Minds, e em Integração Psicadélica pelo Polaris Insight Center (EUA). Exerce também Psiquiatria em contexto hospitalar. Abraça uma compreensão e integração da pessoa no seu contexto social, familiar e historico-narrativo, e a sinergia entre as ciências da vida, ciências sociais e expressão artística do ser humano. Liderou consultadoria junto dos cuidados de saúde primários para a área de saúde mental em Sintra. Foi docente de Psicopatologia do Curso de Psicologia da Universidade Autónoma de Lisboa (UAL, 2017-2021) e membro da Comissão de Ética do Centro de Investigação em Psicologia da UAL.
Ana Lopes

Ana Lopes

Terapeuta Ocupacional

Terapeuta
Português | Inglês
Terapeuta Ocupacional licenciada pela Escola Superior de Saúde do Alcoitão, com Especialização Avançada em Psicologia Comunitária pelo CRIAP. Formação e experiência clínica em Terapia Assistida por Psicadélicos e Ketamina pela Liminal Minds, e em Integração Psicadélica pelo Polaris Insight Center (EUA). Encontra-se a completar a segunda licenciatura em Psicologia pela FPUL. Exerceu funções na ARIA – Associação de Reabilitação e Integração Ajuda com pessoas com problemas de saúde mental e população em situação de sem abrigo. Tem formação em Educação Não Formal e, desde 2018, dinamiza formações em direitos humanos e saúde mental. Foi presidente da ONG para o Desenvolvimento GASNova (2018-2020) e membro da assembleia geral da associação de jovens LGBTI e apoiantes rede ex aequo (2021). Apaixonada pelas artes, tem aliado a criação ao ativismo. Lançou o podcast Fala Quem Pod, com testemunhos na primeira pessoa sobre saúde mental, e co-produziu a minissérie Diversidades, um ciclo de conversas intergeracionais na comunidade LGBTQIA+.
Donca Vianu

Donca Vianu

Médica Psiquiatra | Psicoterapeuta

Consultora externa
Donca Vianu é reconhecida na Holanda e na Alemanha como terapeuta altamente qualificada em experiências psicadélicas, nas quais foi precursora por muitos anos. Médica psiquiatra e psicoterapeuta com mais de 40 anos de experiência profissional em diferentes países e culturas, dos quais 30 anos na Holanda. Trabalhou em instituições públicas de saúde mental e em clínica privada. Como psicoterapeuta, é formada em vários métodos, com ênfase na hipnoterapia para PTSD complexa e transmissão intergeracional de traumas, terapia cognitivo-comportamental, problemas de género e de relacionamento, e aspectos transculturais de problemas mentais. O interesse de uma vida pela espiritualidade levou-a ao estudo de religiões comparadas e da psicologia budista com Thich Nhat Hanh, mestre zen e poeta. A sua paixão pela arte reflectiu-se em formação em teatro (De Kleine Academie, Bruxelas), dança e movimento somático (School for New Dance Development, Amesterdão) e no estudo da base científica da criatividade (OU, UK). Donca Vianu tem uma caixa de ferramentas psicológicas rica com a qual ajuda pessoas, com os mais diversos desafios e queixas, a recuperar e crescer.

Títulos:

“Order and Play” – Educação sobre saúde mental, psicadélicos, PTSD e transmissão transgeracional de trauma, problemas de género, comunicação intercultural.

Psiquiatra consultora para a Inwardbound (Irlanda e Holanda).

Psiquiatra consultora para a Liminal Minds (Portugal).

Psiquiatra consultora para outras organizações.

Membro da MIND European Foundation for Psychedelic Science – Mental Health Professional Section (Alemanha).

E-mail: donca@doncavianu.com
Website: www.doncavianu.com
YouTube: Order and Play